A imagem mostra uma peça de engrenagem mecânica ao centro e dois blocos brancos posicionados, um de cada lado da peça. Ambos os blocos possuem um espaço vazado no centro, onde a peça pode ser encaixada. O fundo da imagem é branco.

Rapid Tooling

O rapid tooling é conhecido por muitos nomes, incluindo ferramental de protótipo e soft tooling, mas é essencialmente um ferramental de molde de injeção reduzido, que permite que você obtenha peças de forma mais rápida e com um custo menor. Saiba mais!

Aplicações do rapid tooling

Aplicações do rapid tooling

Conceitualmente, o rapid tooling pode ser caracterizado como qualquer tipo de ferramental de molde de injeção, fabricado de forma rápida e econômica, que permita o teste e a validação de peças antes de investir no ferramental de produção.

O principal motivo pelo qual as pessoas utilizam o rapid tooling é o teste e a validação de peças nos estágios de prototipagem do desenvolvimento de novos produtos. Embora opções como a impressão 3D, CNC ou fundição a vácuo, geralmente permitam protótipos mais rápidos e baratos, a principal vantagem do rapid tooling está no processo e nos materiais.

Características do rapid tooling

Características do rapid tooling

O rapid tooling permite que você use os níveis reais de produção do material, garantindo uma imagem mais clara de como as peças serão utilizadas em aplicações e permitindo que você teste e confirme as escolhas de material feitas.

As peças também podem ser usadas para testes de tensão e impacto, por exemplo, explorando quaisquer áreas fracas devido a linhas de solda ou outras falhas do processo de moldagem por injeção, como retração e empenamento.

Com essas informações, você pode determinar se alguma alteração precisa ser feita antes de usar ferramentas de produção caras, detectando possíveis falhas no processo e implementando outras medidas para evitar problemas com as peças finais.

Quais os benefícios do rapid tooling

Quais os benefícios do rapid tooling

Além da prototipagem e dos testes já mencionados, o rapid tooling apresenta-se como uma opção rápida e de baixo custo para a fabricação de peças injetadas. As vantagens de velocidade permitem que você coloque as peças no mercado rapidamente, e as vantagens de custo permitem testes de mercado e representam uma escolha mais assertiva para séries de produção de baixo volume.

Em termos de como fazer uma ferramenta rápida, a idéia geral é reduzir ao máximo o tempo e os custos envolvidos na fabricação. Isso incluir técnicas, como:

  • Utilização de bases de molde padrão e apenas insertos de fabricação;
  • Uso de alumínio ou aços macios que usinam mais rápido;
  • Uso de componentes de baixo custo;
  • Inserções manuais.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe!

Fone: (54) 30661216 | Whats: (54) 99157-9663