A imagem mostra um homem de costas, sentado em uma cadeira, enquanto olha para o monitor de um computador. O homem é branco, tem cabelos e barba castanho escuro, usa óculos de grau e uma camisa de flanela nas cores vermelho e preto. À sua frente está uma mesa com o computador em cima, uma luminária branca à esquerda, uma planta verde em um pequeno vaso branco e alguns lápis de cor. Na tela do computador, há um protótipo de peças de engrenagem em tons de dourado. Ao fundo da imagem, em plano embaçado, há uma mulher, de cabelos longos, uma prateleira branca e uma janela de vidro.

Protótipos: o que você precisa saber para os seus projetos

Atualmente, são inúmeras as empresas que investem alto em determinados projetos, e só depois descobrem que houve falha no conceito inicial do produto. Agora imagine se existisse uma forma de poupar esse tempo e reduzir os custos, através da tecnologia? Bom, essa alternativa já existe, e é conhecida como protótipos. Confira o artigo e saiba mais.

O que é um protótipo?

O que é um protótipo?

Um protótipo pode ser caracterizado como um modelo preliminar de algum projeto para prova de conceito. Ou seja, é um mock-up ou amostra de trabalho rudimentar, que serve como base para o desenvolvimento de um produto, serviço ou sistema de forma mais assertiva, permitindo a realização de testes e aprimoramento até sua validação final.

Para que servem os protótipos?

Para que servem os protótipos?

Com o protótipo em mãos, é possível aumentar as chances de sucesso do projeto. Isso porque, ele reduz as incertezas com relação à usabilidade, desempenho e aparência do produto, reduzindo também, o tempo e o custo para desenvolvê-lo.

Em geral, pode-se dizer que o protótipo serve para:

  • Validar o design do produto;
  • Apresentar a ideia aos investidores ou licenciados;
  • Proteger a propriedade intelectual da empresa;
  • Evitar distorções e falhas na fabricação;
  • Testar e refinar o produto;
  • Auxiliar designers a transformarem um conceito em um item funcional.

Qualidades de um bom protótipo

Qualidades de um bom protótipo

Existem diferentes formas de se desenvolver um protótipo e, muitas vezes, a ideia parte de um desenho simples, que ajuda os inovadores a determinar o que precisam melhorar e corrigir em seu projeto. Contudo, independente da forma como ele inicia, todo bom protótipo deve ter quatro características essenciais: representação; precisão; funcionalidade e improvisação.

Representação: o principal objetivo do protótipo é apresentar uma ideia, seja ela de um serviço, produto ou sistema. Portanto, ele deve ser capaz de realizar a representação rudimentar deste produto real, bem como seu design e funcionalidade.

Precisão: quanto mais preciso o protótipo for, melhor será o feedback quanto ao seu desenvolvimento, pois a precisão transmite a ideia de assertividade e, consequentemente, mais segurança aos investidores.

Funcional: um bom protótipo deve ser capaz de executar as funções básicas do produto real (se possível) de maneira fácil e assertiva, como forma de demonstrar sua capacidade de representatividade e precisão.

Improvisação: a possibilidade deser improvisado com o mínimo de esforço é um dos aspectos fundamentais que compõem um bom protótipo, visto que ele está sujeito a muitas improvisações e quanto melhor for o seu desempenho, melhor será a resposta.

Tipos de protótipos

Tipos de protótipos

Em geral, um protótipo pode ser elaborado de diferentes formas, como em papel, digital, miniatura ou um produto parcial. Contudo, ainda assim, todos eles podem ser classificados em três categorias com base no que representam: funcionais; de exibição e miniaturas.

Protótipos funcionais

Os protótipos funcionais visam imitar as funções do produto real de forma mais assertiva possível, com foco na sua função, e não somente no design.

Protótipos de exibição

Os protótipos de exibição têm mais foco na aparência do produto do que na sua função. Em geral, eles podem ou não funcionar, mas garantem muito bem a aparência do produto real.

Miniaturas

As miniaturas são versões menores ou mais básicas do produto, e têm foco tanto na funcionalidade quanto na aparência. Contudo, cabe destacar que, esses não são os produtos reais e não possuem muitas qualidades do produto real, como, por exemplo, não trabalhar com capacidade total.

Quanto custa para desenvolver um protótipo?

Quanto custa para desenvolver um protótipo?

Em geral, não há um valor fixo para o desenvolvimento de um protótipo, visto que existem diversas características que interferem nesse processo, como, por exemplo, o tipo de protótipo. Por isso, se você deseja prototipar um serviço, produto ou sistema, é necessário buscar uma empresa que atue na área de prototipagem e solicitar um orçamento a partir das características desejadas para a sua peça.