A imagem mostra uma superfície preta, na qual está escrito em letras brancas: “Industry 6.0”, “Industry 5.0” e “Industry 4.0”, com uma linha do tempo à esquerda do texto e um pino azul ao lado de “Industry 4.0”.

O impacto da impressão 3D na Indústria 4.0

Cada período das revoluções industriais foi marcado por tecnologias que inovaram diferentes setores. Atualmente, estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial, e uma das grandes marcas desta era é a impressão 3D, a solução utilizada pelas maiores empresas do mundo para otimizar processos e obter lucros maiores. Quer entender mais sobre o impacto da impressão 3D na Indústria 4.0? Confira no artigo a seguir – e tenha em mente que, com um clique, você pode levar essa tecnologia para seu negócio!  

O que é a Indústria 4.0? 

Se você é uma pessoa que gosta de se atualizar com as transformações industriais, já deve ter ouvido falar em termos como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, nuvem e manufatura aditiva. Essas são palavras e tecnologias que têm tudo a ver com a Indústria 4.0. 

Os estudiosos consideram que já estamos vivendo a quarta revolução industrial, mas para que você entenda a importância desse movimento, vamos falar sobre as revoluções anteriores a ele. 

Primeira Revolução Industrial – Indústria 1.0 

A Indústria 1.0 começou na Inglaterra e ocorreu entre o final do século XVIII e início do século XIX. Ela foi marcada por criações que prometiam transformar o setor de produção e o de transportes: o carvão para gerar energia, a máquina a vapor e a locomotiva.  

Assim, o transporte de matéria-prima foi otimizado, e os maquinários das indústrias passaram a utilizar o carvão. Tudo isso aumentou a produtividade de grandes empresas e a automação tomou conta de indústrias que outrora eram 100% artesanais, como a têxtil.  

Segunda Revolução Industrial – Indústria 2.0 

Com o passar dos anos, as empresas perceberam a necessidades de novas tecnologias para otimizar ainda mais os lucros, e assim, a partir de 1870, se iniciou a segunda onda de revoluções industriais.  

As principais inovações implementadas na Indústria 2.0 foram a energia elétrica, o motor à explosão, os corantes sintéticos, a grande escala na produção de alumínio em aço, as novas fontes de energia (como o petróleo) e o telégrafo. Esse período também foi marcado pelo início do Fordismo, termo criado por Henry Ford, em 1914, e que se refere aos sistemas de produção em massa e gestão. 

Terceira Revolução Industrial – Indústria 3.0 

A Terceira Revolução Industrial teve início por volta da década de 1970, e é marcada por transformações que envolvem campos como Informática, Robótica, Telecomunicações, Transportes, Biotecnologia e Nanotecnologia.  

Aqui entrou em voga o modelo Toyotista, em que a produção é flexibilizada de acordo com a demanda – modelo possibilitado por invenções como a internet e transporte de cargas por aviões a jato. Aqui, grandes empresas conseguem migrar para as regiões do mundo em que obtém mais vantagens, como abundância de matéria-prima, por exemplo. 

Entre os grandes marcos da Indústria 3.0 estão a globalização, a difusão dos serviços de telefonia por cabos oceânicos ou por meio de satélites, a informatização das empresas e a transmissão de dados pela internet. 

Quarta Revolução Industrial – Indústria 4.0 

E finalmente chegamos aos tempos atuais e à Quarta Revolução Industrial. Essa é uma era marcada pela automação industrial, obtida através de tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação na nuvem. Esses recursos aumentam ainda mais a produtividade e geram lucros nunca vistos antes.  

A imagem mostra parte de uma impressora 3D preta, que está imprimindo dois objetos em formato de ovos. Um deles é vermelho e outro é branco. O fundo da imagem é marrom.

As principais tecnologias da Indústria 4.0 

Um período com recursos tão avançados e inovadores pode deixar qualquer um confuso, afinal, termos novos aparecem todos os dias e não é fácil se manter atualizado. Por isso, nós te ajudamos a entender um pouco mais sobre as tecnologias que mal percebemos, mas já fazem parte do nosso dia a dia. As principais são: 

  • Inteligência artificial: também chamadas de IA, são softwares capazes de simular as habilidades humanas para tomar decisões, analisar tendências, prever padrões e solucionar problemas. É uma tecnologia que utiliza algoritmos, redes neurais artificiais e sistemas de aprendizado para otimizar processos industriais. 
  • Computação na nuvem: são servidores, bancos de dados, softwares e outros serviços de computação que ficam disponíveis on-line, permitindo que as empresas acessem recursos de qualquer lugar do mundo.  
  • Big data: todos os dias, milhares de dados são gerados a cada segundo. Para coletar e armazenar um volume tão grande de informações existe a Big Data, uma área do conhecimento que auxilia no tratamento e boa utilização desses megadados.  
  • Internet das coisas: conhecida como IoT, é a conexão entre objetos físicos à internet ou outros meios de comunicação. Essa hiperconectividade pode ser monitorada e/ou controlada remotamente. Exemplos dessa aplicação são os carros autônomos e as geladeiras inteligentes.  
  • Robótica avançada: dispositivos que agem total ou parcialmente de forma autônoma, interagindo com pessoas e com seu ambiente, e que são capazes de modificar o comportamento com base em dados de sensores. Exemplos são os robôs colaborativos, que cooperam com os funcionários de uma empresa.  
  • Impressão 3D: é a fabricação de peças que partem de um desenho digital e que é feita através de impressoras 3D, sobrepondo camadas finas de material – processo chamado de manufatura aditiva. Utiliza os mais diversos tipos de materiais, como plástico, metal, cerâmica, entre outros.  

A revolução causada pela impressão 3D 

A impressão 3D é uma das principais tecnologias da Indústria 4.0 e traz benefícios como a redução de custos, melhora no nível de personalização, escalabilidade em prototipagem, além de possibilitar o desenvolvimento de instrumentos que otimizam a linha de produção. As soluções do ramo podem ser utilizadas nos mais diversos campos de atuação, como ortopedia, área automotiva, agrícola, calçadista e muito mais! 

Conheça alguns benefícios que a impressão 3D pode trazer ao ser implementada em sua empresa: 

Rapidez na reposição de estoque 

A impressão 3D é uma excelente solução para empresas que trabalham com diversas peças na linha de produção. Afinal, com essa tecnologia é possível imprimir tudo o que está em falta sem precisar passar pela burocracia de contatar fornecedores convencionais. É uma forma rápida e barata de fazer a reposição em estoques. 

Redução do desperdício 

Devido à facilidade de gestão dos estoques proporcionada pela impressão 3D, as empresas conseguem repor insumos rapidamente e reduzir o desperdício gerado por estoques muito grandes e que rapidamente podem se tornar ultrapassados.  

Ampla capacidade de personalização 

A impressão 3D é feita com a utilização de desenhos digitais, que podem ser alterados conforme a necessidade de cada projeto. Assim, é possível personalizar as peças e produtos fabricados em sua empresa com uma facilidade incrível. Com isso, você produz materiais por encomenda, na medida exata da solicitação de cada cliente.   

Abertura para inovação  

As máquinas utilizadas no sistema de produção tradicional são idealizadas para fabricarem objetos iguais, em grande escala. Com a impressão 3D, a indústria não fica mais presa a esse modelo, e pode mudar formas, funcionalidades, ajustar detalhes e design de produtos sempre que necessário!  

Com essa flexibilidade, as empresas podem atualizar sua linha de produção rapidamente, sempre se adequando às tendências. Assim, os seus produtos nunca se tornam defasados e ficam atualizados com as necessidades do mercado, sendo assim a chave do sucesso para um negócio que busca a inovação constante!