Quando falamos sobre impressão 3D, é comum as pessoas relacionarem que, quanto mais resistente for o protótipo, mais caro será o custo da impressão. A boa notícia é que o Nylon com fibra de carbono é uma das opções de materiais que podem ser impressas com a tecnologia FDM, a mais acessível de todas. Assim, é possível criar protótipos resistentes e com um bom custo-benefício! Quer saber como é possível utilizar esse método no seu projeto? Leia o artigo a seguir!
A história da fibra de carbono remonta ao século 19, quando as primeiras fibras foram descobertas por Thomas Edison, e utilizadas como filamento para as lâmpadas incandescentes. Ao longo do tempo, a utilização desse material evoluiu, até chegar aos processos que produziram fibras com teor de carbono de 99% (realizado por Richard Millington, da HI Thompson FiberglasCo.).
Assim, foram sendo desenvolvidas fibras com alta resistência à flexão – com, aproximadamente, 85% de carbono -, permitindo a utilização do material nas indústrias automobilísticas e aeronáuticas.
Para a área da impressão 3D, as fibras de carbono foram utilizadas para reforçar o nylon, um polímero que já era muito utilizado para os protótipos da área industrial. Com isso, criou-se um material que apresenta alta resistência e boa flexibilidade, com pouca distorção dimensional.
O nylon é um material com mais de 200 variações, e todas podem ser utilizadas na impressão 3D. Entre elas, destaca-se o nylon reforçado com fibras de carbono, pois apresenta diversos benefícios. Confira alguns deles:
Os protótipos feitos em nylon enriquecido com fibras de carbono possuem ampla gama de aplicação. Esse tipo de impressão 3D é utilizada em peças que demandam alta resistência química e térmica, com boa tenacidade e que não se desgastam com facilidade.
Em alguns casos, podem substituir peças tradicionalmente feitas em metal, afinal, estima-se que materiais impressos com fibra de carbono são 20 vezes mais duros e 5 vezes mais resistentes do que aqueles fabricados com plástico ABS.
Desta forma, a impressão 3D feita em Nylon com fibra de carbono pode ser aplicada em ramos da aeronáutica, da robótica, soluções automotivas e materiais da indústria esportiva.
A tecnologia FDM é uma das opções que oferece custo mais baixo dentro da impressão 3D, especialmente quando comparada com outras tecnologias como a SLA. Por isso, muitas pessoas acreditam que esta não é uma boa opção para protótipos mais resistentes, mas a boa notícia é que isso não é realidade!
A tecnologia FDM permite a impressão de peças em Nylon com fibra de carbono, materializando protótipos altamente funcionais e com resistência excelente! Com isso, obtém-se o melhor custo-benefício, diferencial que é essencial para grandes projetos.
Agora que você já conhece os benefícios da impressão 3D em Nylon com fibra de carbono, pode estar se perguntando onde encontrar essa solução.
Aqui na Protosul, realizamos impressões 3D nos mais diversos materiais, incluindo o Nylon com fibra de carbono. Todo o processo é feito em uma estrutura própria, com profissionais experientes e capacitados: a fórmula para preservar o sigilo do seu projeto e garantir protótipos de excelência.
Vamos conversar? Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!