A imagem mostra uma peça branca sendo impressa em uma impressora 3D. A impressora tem estrutura nas cores prata e preto, com detalhes em vermelho. Ao fundo, é possível visualizar algumas luzes, em segundo plano.

Impressão 3D: o que é manufatura aditiva

A impressora 3D é um equipamento que vem se popularizando nos últimos tempos, seja entre empresas ou pessoas físicas. E a criação de protótipos através desse aparelho, só é possível graças ao processo de manufatura aditiva. Quer saber um pouco mais sobre essa tecnologia? Confira o artigo que preparamos a seguir.

O que é manufatura aditiva?

O que é manufatura aditiva?

A definição de manufatura aditiva está atrelada ao conjunto de tecnologias de fabricação digital de protótipos, através de modelos eletrônicos. Esse tipo de impressão é feito com a adição de camadas de um material sobre o outro, até a finalização do objeto físico. 

O principal aparelho responsável pelo processo de manufatura aditiva são as impressoras 3D. Os três principais tipos de impressão aditiva são:

Modelagem de deposição fundida

Modelagem de deposição fundida

A tecnologia de modelagem de deposição fundida constrói protótipos através de um processo aditivo, com sistema de controle e extrusão material feita camada por camada. É o tipo de impressão ideal para designs de teste feitos com termoplásticos, como ABS ou elementos de policarbonato. 

Estereolitografia (SLA)

Estereolitografia (SLA)

A estereolitografia, também conhecida pela sigla SLA, é a técnica de manufatura aditiva mais antiga do mercado, criada em 1986. Esse tipo de impressão é feito a partir de um laser que é direcionado a um tanque ou bandeja com resina líquida fotossensível. Quando a luz ultravioleta entra em contato com o material, endurece-o e cria a peça com a forma 3D preestabelecida digitalmente. 

Sinterização seletiva a laser (SLS)

Sinterização seletiva a laser (SLS)

O processo de impressão SLS utiliza a tecnologia do laser de C02 para solidificar pequenos grãos de plástico, cerâmica, metal e outros tipos de materiais granulados. A luz seleciona os elementos em pó e funde-os através da varredura das seções transversais X e Y na superfície de um leito de pó. Cada camada é criada separadamente, seguindo as características do modelo digital.   

Aplicações da manufatura aditiva

Aplicações da manufatura aditiva

As impressões 3D possibilitadas pela manufatura aditiva são aplicadas em diversos ramos da indústria e descomplicam processos burocráticos. Algumas das principais utilizações se dão nos seguintes setores:

  • Saúde: a impressão 3D auxilia estudantes através da reprodução exata de órgãos humanos, gerando modelos mais precisos. Além disso, possibilita a confecção de próteses de baixo custo para pessoas que precisam substituir membros, como braços, pernas e mãos.
  • Automobilismo: com o avanço da tecnologia, carros inteiros podem ser fabricados com o processo de manufatura aditiva. Além de produzir peças de qualidade, a impressão 3D possibilita que modelos de teste sejam confeccionados, auxiliando a produção de automóveis mais eficientes.   
  • Culinária: através da manufatura aditiva é possível imprimir diversos tipos de materiais, incluindo alimentos totalmente comestíveis. Para a produção da comida, basta que os ingredientes prontos sejam colocados na impressora para que ela seja impressa.  

Benefícios da manufatura aditiva

Benefícios da manufatura aditiva

A impressão 3D ou manufatura aditiva é um método que traz diversos benefícios às empresas que o adota. Entre eles:

  • Produção rápida: esse modelo de impressão destaca-se devido à agilidade na confecção dos objetos. Como segue um modelo digital, permite que um grande número de produtos seja fabricado de forma automatizada.
  • Excelente custo-benefício: com a rápida produção dos modelos 3D, esse tipo de impressão resulta na redução dos custos operacionais. Além disso, a manufatura aditiva permite a utilização de matérias-primas mais acessíveis do que outros métodos.
  • Utiliza uma variada gama de materiais: diferente de maquinários mais antigos, as impressoras 3D permitem a fabricação de protótipos baseados em diversos materiais – leque de opções que tende a crescer com a evolução da tecnologia.
  • Produção sustentável: a manufatura aditiva utiliza menos materiais para produzir seus protótipos, evitando o desperdício, economizando energia e gerando produtos mais sustentáveis.    

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe!