
A impressora 3D é um equipamento que vem se popularizando nos últimos tempos, seja entre empresas ou pessoas físicas. E a criação de protótipos através desse aparelho, só é possível graças ao processo de manufatura aditiva. Quer saber um pouco mais sobre essa tecnologia? Confira o artigo que preparamos a seguir.
A definição de manufatura aditiva está atrelada ao conjunto de tecnologias de fabricação digital de protótipos, através de modelos eletrônicos. Esse tipo de impressão é feito com a adição de camadas de um material sobre o outro, até a finalização do objeto físico.
O principal aparelho responsável pelo processo de manufatura aditiva são as impressoras 3D. Os três principais tipos de impressão aditiva são:
A tecnologia de modelagem de deposição fundida constrói protótipos através de um processo aditivo, com sistema de controle e extrusão material feita camada por camada. É o tipo de impressão ideal para designs de teste feitos com termoplásticos, como ABS ou elementos de policarbonato.
A estereolitografia, também conhecida pela sigla SLA, é a técnica de manufatura aditiva mais antiga do mercado, criada em 1986. Esse tipo de impressão é feito a partir de um laser que é direcionado a um tanque ou bandeja com resina líquida fotossensível. Quando a luz ultravioleta entra em contato com o material, endurece-o e cria a peça com a forma 3D preestabelecida digitalmente.
O processo de impressão SLS utiliza a tecnologia do laser de C02 para solidificar pequenos grãos de plástico, cerâmica, metal e outros tipos de materiais granulados. A luz seleciona os elementos em pó e funde-os através da varredura das seções transversais X e Y na superfície de um leito de pó. Cada camada é criada separadamente, seguindo as características do modelo digital.
As impressões 3D possibilitadas pela manufatura aditiva são aplicadas em diversos ramos da indústria e descomplicam processos burocráticos. Algumas das principais utilizações se dão nos seguintes setores:
A impressão 3D ou manufatura aditiva é um método que traz diversos benefícios às empresas que o adota. Entre eles:
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe!