A imagem mostra uma tela de computador com um software aberto, nele é possível visualizar um design em andamento. Em primeiro plano está um teclado preto, um mouse preto e duas mãos de pessoas apontando para uma folha branca.

Impressão 3D X usinagem: qual é a melhor tecnologia para prototipagem?

Na hora de materializar um projeto, todo o cuidado é pouco. Por isso, a utilização de protótipos é muito comum para a validação de um produto. Mas qual será o melhor processo para a fabricação desse protótipo? Os mais utilizados na atualidade são a impressão 3D e a usinagem, e a seguir, listamos alguns dos prós e contras de cada uma delas. Confira!

Diferenças entre usinagem e impressão 3D

A usinagem é um processo já conhecido na indústria, e é utilizada para fabricação de peças metálicas, moldes e também pode ser usada para fabricar protótipos plásticos. O processo é feito através da manufatura subtrativa, ou seja, ocorre por meia da extração de material de um bloco sólido.

Esse material pode ser removido por corte, mandrilhamento, perfuração ou retificação. Além disso, a manufatura subtrativa pode ser feita de forma manual ou por computador (processo conhecido como usinagem CNC).  

Enquanto isso, a impressão 3D é feita de forma contrária à usinagem, pois utiliza a manufatura aditiva. Mas o que isso significa? Que a impressora constrói objetos através da adição de material, camada por camada.

Com essa tecnologia é possível fabricar as mesmas coisas que a usinagem: protótipos, peças e até produtos finais. Mas, é claro, sempre observando o tipo de material e o método que faz mais sentido a cada projeto. 

Qual o melhor processo para prototipagem?

Os protótipos são utilizados como modelos para a validação antes de um produto ser produzido em larga escala. Isso se aplica desde às peças pequenas até o produto em sua totalidade. Mas como escolher o melhor processo para fabricá-los? Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores primordiais, como os que citaremos a seguir.

Custo  

O processo de usinagem é mais caro que a impressão 3D. Tanto o equipamento, quanto a matéria prima e a mão de obra, todos têm custos mais elevados que a impressão 3D. Com isso, o custo final normalmente é mais elevado. Então, se você deseja otimizar custos, o processo mais recomendado para a elaboração do seu protótipo é a impressão 3D.

Geometria da peça

Imagine que você irá fazer o protótipo de um balde, copo, garrafa ou caneca. Esse tipo de produto se torna mais eficiente quando prototipado através da impressão 3D. E a explicação é simples, por serem peças com um grande espaço vazio no interior, o custo com material na impressão 3D será menor.

Se esse tipo de protótipo é feito através da usinagem, que utiliza blocos maciços de material, praticamente todo o material acaba sendo descartado (essas “sobras”, que seriam as rebarbas, não podem ser reutilizadas). Assim, além do custo elevado, a sua empresa ainda acaba se tornando menos ecológica, fator que pode impactar a boa imagem da marca.

Em contrapartida, se o produto for sólido (como uma estátua geométrica, por exemplo), e apenas uma pequena quantidade de material será retirada do bloco maciço, a usinagem pode ser uma boa opção.

Tempo para fabricação

A fabricação de um protótipo através da usinagem exige diversos processos, como torneamento, fresamento, furação, alargamento… Tudo isso leva tempo e como já diz a máxima, tempo é dinheiro, certo? E esse é um dos principais pontos a favor da impressão 3D: enquanto o protótipo usinado pode levar várias semanas para ficar pronto, quando ele é feito por impressão 3D leva poucos dias para estar em suas mãos, por vezes até de um dia para o outro!

Assim, sua equipe pode elaborar planos de ação, reverter erros e lançar o produto em um período muito mais curto, impactando diretamente nos resultados projeto.

Benefícios da impressão 3D

Que a impressão 3D possui diversos benefícios em comparação com a usinagem, já ficou bem claro, certo? Mas um ponto que ainda aflige muitos projetistas é a qualidade do protótipo feito com a impressão 3D.

Com as tecnologias atuais, é possível materializar produtos com detalhamento impecável, boa resistência mecânica, precisão dimensional e funcionalidade! Além disso, a gama de materiais disponíveis é muito é muito grande, vai desde os polímeros mais comuns até inovações, como o nylon com fibra de carbono e as ligas metalizadas!

Onde encontro o serviço de impressão 3D?

Seja para peças, produtos finais ou protótipos, a Protosul possui a solução perfeita para seu projeto. Contamos com uma equipe especializada e as principais tecnologias de impressão 3D, para atender os requisitos de funcionalidade, detalhamento e tudo o que sua demanda exige. Entre em contato conosco e realize seu orçamento!