Você já imaginou que a tecnologia de impressão 3D poderia revolucionar a fundição de peças metálicas? Com a impressão FDM (Fused Deposition Modeling) e SLA (stereolithography), isso é possível!
O processo de produção de peças de metal pode ser feito com o auxílio da impressão 3D na fabricação de moldes ou modelos, tanto com a fundição por cera perdida quanto com a fundição por areia.
No artigo de hoje, você entenderá como funciona o processo e como funcionam os métodos de fundição por cera perdida ou utilizando areia, entendendo como a impressão 3D pode se tornar uma solução eficiente e econômica para sua empresa!
O processo também é chamado de microfundição. Nele, o metal fundido é vertido em moldes descartáveis, e o processo é ideal para produção em massa ou fundições complexas, com destaque à capacidade de produzir peças com paredes finas e alta complexidade.
A fundição por cera perdida reduz a necessidade de usinagem pós-fundição (em alguns casos) e permite a fundição de ligas difíceis de derreter, como aço inoxidável. No entanto requer mão de obra bastante especializada e leva mais tempo para ser feito.
A fundição em areia já é utilizada há muito tempo para moldar ligas metálicas, utilizando moldes de areia, onde o metal derretido solidifica e é acabado. Devido ao seu tempo para resfriamento, acaba apresentando alguns problemas no acabamento da superfície e normalmente precisa de um processo de usinagem posterior em medidas apertadas e acabamentos melhores.
A impressão 3D tem um papel crucial na obteção de modelos para fundição de forma mais barata e ágil do que os processos convencionais (como usinagem de modelos em alumínio – para fundição de areia ou injeção de peças em cera, que necessitam de moldes – para fundição por cera perdida). A grande sacada do processo é obter modelos para gerar o molde de forma rápida e barata (no caso da fundição em areia) e também na impressão de peças no material Castable (para a fundição por cera perdida)
A base do processo de fundição por cera perdida é ter uma peça em cera, para que possa passar pelo processo. Para obter uma peça em cera é necessário um molde usinado, normalmente em alumínio. Este molde tem um custo elevado e um tempo de produção consideravelmente alto.
Dentro desta realidade, a impressão 3D no material castable vem como uma ótima opção para protótipos e lotes menores, bem como peças extremamente detalhadas onde a usinagem do molde pode ser difícil ou praticamente impossível. A Protosul possui o material Castable tanto na tecnologia FDM quanto SLA. Cada demanda tem sua melhor tecnologia a ser definida e nosso time comercial sempre está disposto a entender a aplicação e buscar dentro disto a melhor opção.
A impressão 3D também revolucionou a fundição por areia, permitindo a criação de modelos rápidos e baratos para a geração dos moldes de areia. Isto realmente agilizou o processo, podendo se obter figuras para moldar na areia da noite para o dia! O custo destas figuras também reduziu consideravelmente se for comparado com o processo convencional
Este método é especialmente vantajoso por não exigir materiais e máquinas mais caras, permitindo uma produção mais rápida de peças metálicas em comparação aos métodos tradicionais. As impressoras possuem um tamanho de construção grande, combinando custo-benefício, rapidez e capacidade de produzir peças em diversos tamanhos.
Quem precisa otimizar custos e agilizar a produção de peças metálicas, deve considerar a impressão como uma solução, pois como vimos, ela é sinônimo de agilidade, eficiência e custo-benefício.
Quando comparada a métodos tradicionais, a impressão 3D também traz uma maior liberdade de design, abrindo um universo de possibilidades para a sua empresa.
Entre em contato com a Protosul e garanta todos esses benefícios para a sua empresa! Com mais de uma década de experiência, atendemos empresas de diversos setores em todo o país, e com certeza contamos com o que é necessário para te ajudar a dar o próximo passo!