A imagem mostra uma mesa com um projeto arquitetônico sobre ela. Ao centro está um modelo 3D de edifício, ele é cinza, com detalhes azuis nas diagonais. À esquerda está um capacete amarelo, à direita, três plantas arquitetônicas enroladas e, ao fundo da maquete, um metro amarelo articulado, um lápis amarelo e um compasso prateado.

A utilização da impressão 3D na arquitetura

A impressão 3D revolucionou a arquitetura moderna, otimizando processos e tornando os projetos mais assertivos. Através dessa tecnologia, os profissionais da área podem desenvolver maquetes detalhadas e, até mesmo, construir partes dos empreendimentos, como colunas e paredes a prova de terremotos. Ficou curioso? Para te ajudar a entender mais deste assunto, elaboramos um artigo detalhando a utilização da impressão 3D na arquitetura, confira!

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é uma tecnologia que revolucionou diversos mercados de atuação na história recente e é considerada por muitos a terceira revolução industrial. Ainda que tenha se popularizado recentemente, o primeiro projeto de impressão 3D foi criado em 1983 pelo engenheiro Chuck Hull.

A primeira versão do aparelho utilizava o processo de manufatura aditiva e o laser – método hoje conhecido como estereolitografia (SLA). Atualmente, as impressoras 3D possuem diversos meios para fabricar protótipos, entretanto, o ponto de convergência entre todas eles incide na necessidade de um software que cria modelos digitais para posterior impressão do objeto.