Do físico ao digital e, por fim, de volta ao físico. Para resumir muito rapidamente, engenharia reversa é isso!
A prática é uma das que mais vem ganhando espaço nos últimos anos e já pode ser credenciada como parte essencial na transformação digital que está em curso para muitos setores.
Sendo objeto de estudo e prática nas universidades, empresas e demais instituições intimamente ligadas à tecnologia, é cada vez mais importante conhecer os detalhes da engenharia reversa. Por isso, preparamos esse texto. Confira!
Engenharia reversa é o nome que damos ao processo de reconstruir um design existente para replicar ou substituir peças que são inacessíveis ou difíceis de obter de outra maneira. Isso permite a reparação de equipamentos antigos ou auxilia os engenheiros a desenvolverem novos projetos com mais precisão.
Essa precisão se dá por conta do procedimento de escaneamento da peça, com a geometria digital recriada para que o engenheiro o possa projetá-la usando métodos de fabricação aditivos.
Com a utilização de um scanner 3D de alta qualidade aliado a um moderno software de modelagem, é possível criar modelos virtuais e aprimorar objetos existentes.
Para isso, a peça é escaneada, gerando uma nuvem de pontos (.stl) usada para modelagem 3D em CAD (.x_t). Posteriormente, os modelos passam por verificação dimensional, identificando variações entre o modelo e a peça escaneada.
Dessa forma, os processos produtivos em diferentes aplicações e setores podem ser facilitados e otimizados.
A engenharia reversa é ideal para quem busca economizar tempo e recursos no fluxo de inspeção de qualidade.
Graças ao scanner 3D, a manufatura posterior é facilitada, afinal, com o escaneamento detalhado é possível detectar todos os eventuais erros nas peças, facilitando o processo de controle de qualidade das empresas de diversos setores e com as mais variadas escalas de produção.
São inúmeras as aplicações existentes para a engenharia reversa. No âmbito da manufatura, possuir arquivos 3D de todos os objetos e peças é essencial para economizar tempo e evoluir o fluxo de trabalho. Afinal, as práticas de escaneamento 3D auxiliam não só no controle de qualidade, como já vimos, mas também na agilização da prototipagem, na maior precisão para análise e muito mais.
Quando o assunto é arte e design, a engenharia reversa também se destaca! Cada vez mais arquitetos, designers, profissionais da moda e outros especialistas vêm se utilizando das possibilidades que a engenharia reversa oferece.
Entre essa ampla gama de possibilidades, destacam-se a criação de efeitos visuais e design 3D, que garantem rapidez no momento de tirar a ideia do papel e trazê-la à vida!
Versártil, precisa e facilitadora: esses são alguns dos adjetivos que podemos atribuir à engenharia reversa.
No entanto, para que sua empresa tenha acesso a todos os diferenciais proporcionados por essa prática, é necessário que o parceiro seja de qualidade.
Para isso, conte com a Protosul: com uma década de história, evoluímos nossos processos e atendemos diversas empresas de vários setores, localizadas em todo o país. Para que isso seja possível, trabalhamos conforme as demandas de cada cliente e atendemos em larga escala, com muita agilidade, mas sem nunca reduzir a qualidade.
Entre em contato e encontre a melhor solução para a sua empresa!