Comprar uma impressora 3D ou contratar um fornecedor?

Se a sua empresa tem muitos projetos que usam a impressão 3D, provavelmente alguém já levantou essa pergunta: “Será que comprar uma impressora 3D não é melhor do que contratar um fornecedor?”.

Entre os nossos clientes, essa questão surge com certa frequência, e não são poucos os casos em que é feita a compra de uma impressora cara, mas o investimento acaba dando errado…

Esse é um daqueles típicos casos em que o barato acaba saindo caro demais, e nós explicamos o porquê de, EM PARTE dos casos, comprar uma impressora 3D SEM UM BOM ESTUDO PODE SER ser um equívoco. Resumidamente, é preciso levar em consideração os PONTOS ABAIXO

1 – Qual tecnologia atende minhas expectativas? A impressão 3D possui mais de 10 tecnologias diferentes!!!

2 –  Quais materiais conseguirei imprimir?

3 – Como farei a manutenção do equipamento e qual o custo?

4 – Conhecimento técnico da equipe

1 – Escolher a melhor tecnologia para sua aplicação é o ponto fundamental no sucesso com a impressão 3D. As impressoras 3D mais populares são conhecidas como “impressoras de mesa”, normalmente são da tecnologia FDM (Filamento Fundido). Elas têm um custo menor, mas também possuem uma série de limitações, como tamanho das peças que conseguem imprimir, quantidade de materiais que imprime com sucesso e a baixa velocidade de impressão se comparada aos modelos industriais. Por isso, se a sua empresa precisa de uma alta demanda de peças e confiabilidade nas impressões, o custo da impressora 3D pode ser muito alto, reduzindo o custo-benefício do investimento.

2 – Você sabe qual tipo de material é mais adequado ao seu projeto? Essa escolha depende da resistência mecânica e térmica necessária à sua peça, bem como o nível de acabamento desejado. Por isso, é importante observar se a impressora 3D suporta uma grande quantidade de materiais, pois cada tipo de objeto tem demandas bem diferentes. Além disso, alguns projetos podem precisar de uma impressão 3D em mais de uma tecnologia. E fica o alerta: são poucos os modelos que possuem todos esses atributos.  

3 – Normalmente, quanto mais barato o equipamento, mais envolvimento e conhecimento do usuário é exigido. Com a manutenção não é diferente, em equipamentos mais em conta será exigido uma série de manutenções e cuidados periódicos. Equipamentos mais caros, muitas vezes, a manutenção pode ser muito difícil ou até “bloqueada” pelo fabricante da máquina, onde por vezes somente empresas parceiras podem fazer a manutenção.

4 – Por fim, tudo se resume ao conhecimento técnico. Ele é importante desde a aquisição de uma impressora 3D, passando pela escolha dos materiais, até a finalização da peça, com acabamento e pintura. Se a sua empresa não tem profissionais que entendem todos os processos da impressão 3D, é bem possível que algo saia errado no caminho.

Ou seja, quando colocamos tudo na balança, a aquisição de uma impressora 3D pode se tornar um investimento muito caro e que exige capacitação de equipe.

Então, nosso conselho é: não troque o certo pelo duvidoso. Por mais que a contratação de uma empresa experiente no ramo de impressão 3D possa parecer algo caro, ainda será muito mais vantajoso do que passar pelo desgaste de tentar realizar tudo internamente e, muitas vezes, acabar falhando. A compra de uma impressora 3D é um passo que deve ser tomado com muita cautela, e efetivado apenas se for substancialmente benéfico ao seu negócio.

Aqui na Protosul, sempre buscamos a transparência em todos os processos e, por isso, deixamos esse alerta. Quando você fecha contrato conosco, realizamos uma assessoria completa, com indicação do melhor material, da tecnologia com custo-benefício mais vantajoso, além de proporcionar a materialização de peças totalmente funcionais, com acabamento profissional.

Então, não importa se você precisa de um protótipo 3D ou de um produto final, conte com a experiência de quem sabe. Conte com a Protosul!

https://protosul.com.br/

📍 Av. Abramo Randon, 857, Interlagos, Caxias do Sul – RS

#prototipagem #impressao3d #3dprinting #protosul